

Este filme foi uma inspiração para a criação da página, pois possui conteúdos simbólicos que retratam o quanto o autoconhecimento é importante para compreendermos nosso mundo interno, resignificarmos situações e fazermos nossas próprias escolhas.
No começo do filme o pai de Alice aparece dizendo a seguinte frase "A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível." Disse isso enquanto conversava com alguns sócios á respeito de trabalho. Alice aparece ainda criança dizendo que teve um sonho, o mesmo interrompe a reunião para conversar com ela, acolhendo a filha. Porém seu pai morre e isto tem um impacto em sua vida, já que além de apresentar uma identificação com ele, se sentia compreendida, sendo o pai fundamental para o desenvolvimento de uma criança.
Passa o tempo no filme e Alice aparece jovem ao lado de sua mãe á caminho de uma festa. Na conversa com a mãe parece incompreendida por sua autenticidade e por pensar fora dos padrões daquela época.
Parecia então insegura pois não sabia equilibrar seus sonhos com as expectativas das outras pessoas, principalmente com o seu casamento com Hamish que foi arranjado e idealizado por sua mãe e irmã, mas que ela não imaginava, pois pensava que estava indo á uma festa, e não a sua própria festa de casamento.
Assim que Hamish pediu a sua mão em casamento, Alice avista no jardim um Coelho Branco apressado, parecia haver urgência em resolver algo e então corre atrás dele, cai no buraco do Mundo Subterrâneo, o que analiso como um sonho que a mesma teve, passou por situações que a fizeram encolher e aumentar de tamanho. Enfrentou alguns questionamentos a respeito de quem era, e a princípio se mostrava confusa para responder isto, "Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então", respondeu em uma das vezes que foi questionada.
Nas conversas com Absolem, era convocada a buscar o amadurecimento que iria levá-la a tomar suas próprias decisões, “Ninguém jamais conquistou alguma coisa com lágrimas!”, falou Absolem, ainda lagarta para ela.
Nos encontros com a rainha branca (Mirana) e rainha vermelha (Iracebeth), apesar de figuras totalmente opostas, ambas mostraram para ela que deveria escolher e lutar pelo que queria. Em uma das cenas com a rainha branca, Alice deveria lutar com o Jaguadarte para ajuda-lá a recuperar sua coroa de Iracebeth, porém estava confusa sobre o que fazer e mirana disse:“Não pode viver a vida para agradar os outros, a escolha tem que ser sua!”. em cenas com a rainha vermelha a mesma se mostrava autoritária e controladora, logo Alice percebeu que não poderia viver apenas seguindo ordens.
"Desde que eu cai naquela toca de coelho, só escuto me dizerem o que eu devo fazer e quem eu devo ser. Eu fui encolhida, esticada, esfolada e escondida em um bule de chá. Eu fui acusada de ser a Alice e de não ser a Alice, mas esse sonho é meu! Eu vou decidir pra onde ir a partir de agora, porque eu faço meu destino."
Os gêmeos Tweedles, sempre com idéias contrárias simbolizam a dualidade, o que dificultava tomar decisões. O Chapeleiro Maluco, era um elemento que trazia um lado emocional, disposto a ajudar os amigos, autêntico e expressivo, enquanto o Gato Cheshire, tratava dos fatos de maneira mais racional e de seu próprio interesse.
Em meio a este cenário Alice teve que decidir o que iria fazer, o que remete a situação do casamento, pois deveria dar uma resposta para Hamish. Decidiu então enfrentar o Jaguadarte, essa cena representa também o enfrentamento de tudo aquilo que a oprimia.
Ao cortar a cabeça do Jaguadarte, a rainha branca assume novamente o comando do mundo subterrâneo, devolvendo também o equilíbrio e a reintegração do mundo interno de Alice.
Quando retorna do "mundo subterrâneo", Alice decide que não iria se casar com Hamish. E começa a dizer o que realmente pensava para algumas pessoas, para sua mãe e irmã retratou que sabia o que era melhor para sua vida, já para o pai de Hamish (que era um dos sócios de seu pai), disse que queria tratar de negócios.
Finaliza o filme fazendo parte de uma embarcação que iria direto para China, tomando conta dos negócios inacabados do pai.
Absolem aparece como borboleta simbolizando essa metamorfose pela qual Alice precisou passar para se transformar de menina para mulher,
"A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível."